Sobre Santa Cruz

bairro do Santa Cruz

Santa Cruz é um extenso e populoso bairro de classe média, média-baixa e baixa da zona oeste da cidade do Rio de Janeiro, o mais distante da região central da cidade. Cortado pela Estrada de Ferro Central do Brasil (em trecho operado pela Supervia), possui uma paisagem bastante diversificada, com áreas rurais, comerciais, residenciais e industriais.

É sede da XIX Região Administrativa (R.A.), compreendendo também o bairro vizinho de Paciência. A XIX R.A., por sua vez, está subordinada à Subprefeitura da Zona Oeste.
Desde a instalação do Porto de Itaguaí, é uma localidade em franco desenvolvimento. Possui 444 anos de história, estando nela preservados importantes monumentos. É, porém, um local de contrastes. É um dos bairros mais populosos, e ao mesmo tempo, devido a sua vasta área territorial, um dos menos densamente povoados; possui um distrito industrial, mas em sua paisagem ainda impera muitas áreas rurais.

Atualidade

Santa Cruz hoje é um bairro em franco crescimento. Possui um comércio bem desenvolvido, várias agências bancárias e inúmeras e diversificadas lojas, um sistema educacional que atende satisfatoriamente à demanda, o Hospital Estadual Dom Pedro II que foi planejado para servir como hospital de referência para tratamento de queimaduras.

Além de duas grandes unidades militares da Forças Armadas: o Batalhão Escola de Engenharia e a Base Aérea de Santa Cruz, importante centro de defesa da Aeronáutica e maior complexo de combate da Força Aérea Brasileira; a Cidade das Crianças Leonel Brizola, que funciona como Parque Temático da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro (possuindo inclusive um planetário), destinado, em especial, às crianças e adolescentes, e importantes monumentos históricos e culturais.

Foram instalados, especialmente nas proximidades da Avenida João XXIII, vários empreendimentos industriais de peso, especialmente a Companhia Siderúrgica do Atlântico (CSA), que modificou a paisagem e dinamizou a economia do bairro. Está programado para entrar em funcionamento uma fábrica de turbo-geradores de energia para plataformas marítimas até o fim de 2012, um investimento de US$ 60 milhões da britânica Rolls-Royce Energy.

Também se caracteriza como um bairro proletário, em que coexistem diversos problemas como dificuldades de transporte, falta de saneamento adequado em certos pontos, ação de milícias em comunidades carentes e problemas ambientais sérios.

Com o aumento da população, a violência no bairro tem aumentado. A ação da polícia é no combate ao tráfico de entorpecentes nas favelas do entorno do bairro, bem como na ação de milicianos. Estes são responsáveis pelo controle do transporte alternativo, e exploração de serviços ilegais de eletricidade, gás e televisão a cabo.

Educação

Santa Cruz possui um sistema educacional público e privado que supre adequadamente a demanda por educação básica. Conforme informação da prefeitura, possui 53 unidades escolares públicas municipais que atendem cerca 41.104 alunos durante o ensino fundamental e médio, fora outras instituições privadas como Colégio Apolo XII, Colégio Dom Óton Mota, Santa Mônica Centro Educacional e outros.

Existe porém uma grande carência no ensino médio, que é suprido por escolas da rede pública estadual e as instituições particulares. As escolas da rede estadual são em número insuficiente para atender a demanda, especialmente de ensino técnico e profissionalizante. Apesar disso, está localizado no largo do Bodegão um CETEP, que oferece inúmeros cursos profissionalizantes e cursos técnicos de boa qualidade através da ETE Santa Cruz. A transferência para o Bairro Santa Cruz da instituição SESI/SENAI de ensino profissionalizante também está sendo fundamental para atender a demanda por mão-de-obra qualificada, dos novos empreendimentos industriais que aportam na região.

O ensino superior possui histórico bem recente e é ministrado somente por instituições particulares. A FAMA (Faculdade Machado de Assis) foi a pioneira, sendo uma instituição local mantida pela Associação Educacional Machado de Assis e surgida em meados da década de 1990, ministrando cursos de graduação, pós-graduação, semipresenciais e de extensão. Após ela, surgiram campi de várias outras instituições, como da Universidade Castelo Branco, da Universidade Cândido Mendes, da UniverCidade, e Universidade Estácio de Sá (esta com amplo prédio próprio).

As instituições de ensino do bairro são famosas em revelar talentos do esporte e da música para todo o país. As bandas marciais dos colégios Apollo XII e Dom Óton Mota estão entre as melhores e se apresentam em todo o Brasil.

Saúde

Santa Cruz conta com diversos hospitais e postos de saúde, com destaque ao Hospital Dom Pedro II e a Policlínica Lincoln de Freitas, além de vários hospitais privados, como os hospitais da rede Cemeru e Memorial. Porém, a população de baixa renda é a que mais sofre com a falta de médicos e leitos na rede de hospitais públicos da cidade. O problema é maior quando há casos de epidemia de dengue. A falta de informação e a negligência de moradores fazem com que o bairro tenha um dos mais altos índices de proliferação do mosquito na cidade. Os postos de saúde e hospitais têm sido insuficientes para a demanda. Contudo, a implantação recente das Unidades de Pronto Atendimento - UPA's, e Clínicas da Família nas adjacências do bairro, com destaque para a UPA 24 horas na Avenida Cesário de Melo, junto ao Conjunto habitacional, Cesarão e a Clínica da Família Lenice Rocha, situada no Conjunto habitacional Saquassu, espera-se amenizar a carência pelo atendimento médico às famílias de baixa renda de Santa Cruz.

Para homenagear a comunidade de moradores deste maravilho bairro, o Encontra Rio de Janeiro criou o Encontra Santa Cruz.

Notícias do Santa Cruz

Blog do Guia do Bairro Santa Cruz

Receba notícias por e-mail
Cadastre-se e receba notícias de Santa Cruz por email
 

Dados Principais sobre Santa Cruz

População 217.333 hab.
Renda média -
IDH 0,742
Subprefeitura Santa Cruz
Região Administrativa Oeste
Área Geográfica Oeste

Vídeo sobre o bairro de Santa Cruz

 

Mapa Santa Cruz - Ver outros: Mapa Rio de Janeiro

 

Moradores ilustres de Santa Cruz

   

  Sobre o EncontraSantaCruz
Fale com EncontraSantaCruz
Anuncie no EncontraSantaCruz
Cadastre sua Empresa no EncontraSantaCruz (grátis)


Termos EncontraSantaCruz | Privacidade EncontraSantaCruz